Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Marketing pessoal e a arte da sedução

Marketing pessoal é uma ferramenta que utiliza estratégias para formular uma imagem correspondente ao autoconceito de determinada pessoa, o que muitas vezes é mal visto, pois alguns o interpretam apenas como uma forma de fidelizar clientes e obter lucro. Sabe-se que a propaganda e a venda são fatores que compõem o marketing, contudo, o mesmo não se resume a isto, pois de acordo com Kotler e keller existe uma troca, tendo a mesma que satisfazer ambas as partes, sendo assim, caracteriza-se marketing pessoal este conceito sendo aplicado em pessoas.

Existem vários fatores que caracterizam a importância do marketing pessoal tanto na esfera profissional, em qualquer cargo que exerça, quanto na esfera pessoal, dentre eles o que se destaca é o desafio de se tornar marcante, para ser notado e para que nos diferencie dos nossos concorrentes, fortalecendo também o autoconceito.

Fazendo um paralelo de que você é o produto, é fundamental saber que lugar você quer ocupar no mundo, pois existem diversos fatores que auxiliam na obtenção de sucesso, tais como a flexibilidade, que é estar apto às mudanças do mundo atual, a criatividade e inovação, que são cada dia mais valorizadas e o envolvimento e comprometimento, fundamentais em tudo o que se faz.

No cenário atual a sociedade valoriza aquilo que se podo e ver, por isso a aparência e imagem são, muitas vezes, aceitas de imediato, sem haver interesse na busca pela essência, no entanto, ainda com o raciocínio produto ‘pessoa’ é somente após o uso que se pode garantir ou não satisfação, ou seja, você pode convencer alguém de comprar suas idéias, mas só se comprova credibilidade e confiabilidade por meio da ação, o que nos remete a pensar na ‘nossa embalagem’ pois é um dos maiores fatores que refletem o autoconceito, entrando ai também a importância de saber quem esta ou não se agradando, e o que o seu público deseja, o que pode ser um diferencial fazer uma pesquisa para se instruir disto.

Outra forma de adequar a sua postura ao mercado é o benchmarking, que é observar o comportamento dos profissionais que você admira, verificar que características compõem a sua história de desenvolvimento, pois pode auxiliá-lo a mapear algumas competências e também o seu desenvolvimento futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário